Musk x Bezos no espaço: bilionários acirram disputa com voos de megafoguetes na mesma semana

2025-01-13 HaiPress

Os bilionários Elon Musk e Jeff Bezos,donos da Space X e da Blue Origin — Foto: Angela Weiss e Kena Betancur/ AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/01/2025 - 21:03

Disputa Espacial: Musk vs Bezos - Lançamentos de Foguetes em Confronto

Bilionários Musk e Bezos acirram disputa no espaço com lançamentos de foguetes em mesma semana. Blue Origin testará New Glenn contra Starship da SpaceX. Objetivo é dominar mercado espacial privado com tecnologias reutilizáveis e redução de custos. Launches ocorrem com horas de diferença.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Uma disputa de Davi versus Golias,só que no espaço e com dois bilionários da tecnologia como protagonistas. Em disputa pelo domínio do mercado espacial privado,Elon Musk e Jeff Bezos marcaram para a mesma semana lançamentos estratégicos de suas empresas SpaceX e Blue Origin.

'Efeito Trump': empresas americanas se rendem à agenda conservadora e abandonam metas de diversidade e ESGMeta retira checagem das redes: Aonde Zuckerberg quer chegar ao se aliar com Trump?

Dono da maior varejista online do mundo,a Amazon,Bezos irá testar o voo inaugural do megafoguete New Gleen,de quase 100 metros,previsto para 3h desta segunda-feira. O lançamento,caso bem-sucedido,será um marco para a Blue Origin,que pretende estabelecer-se como um protagonista no transporte especial comercial.

Já a SpaceX,de Musk,prepara seu sétimo teste de voo com a Starship,nave projetada para ser capaz de missões especiais de longo prazo. O veículo espacial é o maior do tipo já projetado. No primeiro teste,em 2023,o desfecho foi trágico (a nave explodiu). Na quinta tentativa,no entanto,em outubro do ano passado,a nave foi bem-sucedida - a Starship completou um voo suborbital e retornou à Terra.

Mais Sobre Blue Origin

Bezos,fundador da Amazon está otimista com futuro governo Trump: 'Vou ajudá-lo'

Brasil corteja chinesa rival da Starlink,de Elon Musk,para serviço de internet por satélite

As duas empresas querem avançar no desenvolvimento de tecnologias de foguetes reutilizáveis,ou seja,sistemas que permitem que partes do foguete,como o primeiro estágio,sejam recuperadas e reutilizadas em novas missões. Essa abordagem visa reduzir significativamente os custos de lançamento,tornando a exploração espacial comercial mais acessível.

Quando acontecem os lançamentos

Os dois momentos derradeiros para os magnatas podem acontecer com apenas algumas horas de diferença,já que a janela de lançamento das empresas foi planejada para o mesmo período,no início desta semana.

Com uso de robôs: NASA explora duas opções para reduzir custos e acelerar missão de retorno de amostras a Marte

No caso da Blue Origin,de Bezos,o lançamento de estreia da New Glenn foi programado para a madrugada de sábado para domingo. Depois,precisou ser reagendado para o início desta segunda-feira,uma hora da manhã do horário local (3h de domingo pelo horário de Brasília).

Foguete da Blue Origin,New Glenn,tem decolagem prevista para esta segunda-feira — Foto: Reprodução/Blue Origin

A decolagem acontece da Estação da Força Especial de Cabo Canaveral,no estado da Flórida.

Guinada trumpista: Zuckerberg diz que maioria das empresas precisa de mais 'energia masculina'

Já a SpaceX,pretende conduzir o sétimo teste da Startship no início da noite de segunda-feira. A janela de lançamento começa às 19h de Brasília e o voo acontece da partir da Starbase,próxima à Praia de Boca Chica,no sul do Texas. Os dois lançamentos serão transmitidos online.

Disputa comercial no espaço

Nesta empreitada,a nave de Elon Musk,dono também do X,da Tesla e da Starlink,testará um novo design do foguete Starship,que inclui atualizações para melhorar eficiência e segurança.

Starship,o estágio superior do novo foguete da SpaceX,em sua plataforma de lançamento em Boca Chica,Texas. A Administração Federal de Aviação não esperava um gigante como a Starship — e não conduziu inicialmente uma avaliação abrangente do impacto ambiental para seu tamanho — Foto: Meridith Kohut/The New York Times

O teste é importante para validar a capacidade do veículo de realizar missões e consolidar a reutilização de componentes,como o propulsor Super Heavy.

Em risco nos EUA: Grupo de bilionário faz oferta pelo TikTok antes de a Suprema Corte selar destino do app

Para a Blue Origin,ter sucesso no voo inaugural do New Glenn é um passo estratégico para a empresa alcançar a rival e mostrar capacidade para operações comerciais no espaço. O lançamento bem-sucedido poderá colocar Bezos como um competidor acirrado de Musk.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.