Haddad diz que manutenção do arcabouço fiscal 'depende muito mais do Congresso'; assista

2025-05-26 IDOPRESS

O ministro da Fazenda,Fernando Haddad,em entrevista ao GLOBO — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/05/2025 - 14:50

Haddad destaca papel crucial do Congresso na política fiscal do Brasil

O ministro da Fazenda,afirmou que a manutenção do arcabouço fiscal depende principalmente do Congresso,devido ao poder acumulado pelo Legislativo nos últimos anos. Haddad indicou uma mudança institucional,com o poder transitando para o Congresso,uma dinâmica intensificada no governo Bolsonaro. O ministro destacou a importância do Congresso para ajustes fiscais e comentou sobre impostos e déficits estruturais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O ministro da Fazenda,disse,em entrevista ao GLOBO,que a manutenção do arcabouço fiscal — conjunto de regras sobre o equilíbrio das despesas e receitas do governo — depende hoje muito mais do Congresso em razão do poder acumulado pelo Legislativo nos últimos anos.

Íntegra: IOF 'foi debatido na mesa do presidente,que convoca os ministros que considera pertinentes’,diz HaddadVisando sustar o aumento do imposto: oposição abre ofensiva contra aumento do IOF no Congresso e apresenta projetos para cancelar medida

O titular da pasta diz não abrir mão de nada para melhorar o resultado das contas públicas,mas lembrou que o país tem déficit primário estrutural desde 2015,passando por governos de Dilma Rousseff (PT),Michel Temer (MDB),Jair Bolsonaro (hoje PL) e Lula (PT).

Controle público: Reino Unido inicia processo de reestatização do sistema ferroviário

— Não há bala de prata para resolver um problema do tamanho do Brasil. Desde 2015,nós estamos com déficit estrutural. Queremos vencer essa etapa,mas depende muito mais do Congresso. Hoje nós vivemos um quase parlamentarismo. Quem dá a última palavra sobre tudo isso é o Congresso. Não era assim. Um veto presidencial era uma coisa sagrada. Derrubar um veto do presidente da República era uma coisa que remotamente era pensada. Hoje é uma coisa: “Vamos derrubar?” E derruba — respondeu o ministro ao ser perguntado o que fará para manter o arcabouço de pé.

Haddad diz que ajuste nas contas depende mais do Congresso Nacional

Ao aprovar o pacote de ajuste fiscal no ano passado,por exemplo,o Congresso reduziu o impacto das medidas,ao alterar aspectos do Benefício de Prestação Continuada (BPC),do Fundo Constitucional do Distrito Federal,entre outros.

O Legislativo também ainda não apreciou o projeto que mexe nas aposentadorias dos militares e estabelece a idade mínima de 55 anos.

Operação de guerra: Granjas mantêm regime de segurança máxima para conter gripe aviária

Haddad acredita que o poder mudou de mãos e colocou a culpa disso no ex-presidente Jair Bolsonaro:

— Está havendo uma mudança institucional no país. O poder está mudando de mãos. Isso aconteceu no governo Jair Bolsonaro,que terceirizou o governo para o Congresso. Não faltava base. Faltava poder. Está um pouco mais equilibrado hoje,mas está longe do que já foi. Nos governos Fernando Henrique e Lula,havia presidencialismo. Hoje,há uma variante disso,que muita gente já chama de parlamentarismo,de semipresidencialismo. É outra coisa.

Carnes: BS supera desconfiança do mercado e aprova listagem de ações nos EUA

Para este ano,a Fazenda espera que o Congresso aprove o projeto que eleva a isenção de imposto de renda para R$ 5 mil com a aumento do do imposto mínimo pago por quem recebe mais mais de R$ 50 mil.

Leia aqui a íntegra da entrevista,na qual Haddad comenta também a medida que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras,fala do trabalho do Banco Central,e das perspectivas para 2026.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.