2025-01-20 IDOPRESS
O apresentador Léo Batista — Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo
GERADO EM: 19/01/2025 - 16:21
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Tão marcante quanto a voz de Léo Batista,morto neste domingo,aos 92 anos,era seu nome. Curto,sonoro e fácil de chamar,o "Léo" se tratava de um nome artístico que o profissional ganhou no início da carreira.
Léo,na verdade,é João Baptista Bellinaso Neto,com uma letra "P" no "Batista". Em entrevista ao especial Memória,da TV Globo,no início da década passada,ele relembrou a origem da mudança. Foi uma sugestão de Luiz Mendes,outro jornalista histórico,que chefiou Léo em seu início na Rádio Globo. Na época,ele usava o nome "Belinaso Neto".
— O Luiz Mendes disse que não conseguia falar meu nome,Belinaso. Aí comecei a pensar numa porção de sugestões. Tenho uma irmã que se chama Leonilda. Aí era Nilda e sobrava um Léo. E eu sou João Baptista. Aí eu tirei o João,meti o Léo. Do Baptista,eu tirei o P. Foi realizada uma votação e,por unanimidade,todos votaram Léo Batista.
Em outra entrevista à TV Globo,em 2021,ele contou que o "Léo" foi adotado como nome oficial até pela família.
— O curioso é que a família,minha irmã,minha mãe,ninguém mais me chamou pelo outro nome. Para todos,passei a ser Léo — lembrou.
Sob o nome "Léo Batista",o jornalista participou de grandes coberturas e eternizou voz e estilo numa carreira histórica.