Católicos e mais pobres com Fuad, evangélicos com Engler: os pontos fortes e fracos dos candidatos na Quaest de BH

2024-10-17 HaiPress

Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/10/2024 - 03:30

Fuad Noman lidera pesquisa eleitoral em Belo Horizonte com Engler em segundo - Quaest.

Na pesquisa Quaest de Belo Horizonte,Fuad Noman lidera numericamente em diversos segmentos,com destaque entre católicos e mais pobres. Engler se destaca entre evangélicos e mais ricos. Empate técnico em grupos como evangélicos e com ensino superior. Fuad tem 46% das intenções de voto,contra 37% de Engler. Pesquisa foi feita presencialmente com 1.002 eleitores,registrada na Justiça Eleitoral.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A primeira pesquisa Quaest no segundo turno das eleições de Belo Horizonte (MG) aponta para uma liderança do prefeito e candidato à reeleição,Fuad Noman (PSD),em relação ao deputado estadual Bruno Engler (PL),com 46% a 37% das intenções de voto,respectivamente. O prefeito aparece numericamente à frente de Engler na maioria dos recortes por segmentos. Há situação de empate técnico entre os mais ricos,evangélicos e eleitores com ensino superior.

Quaest BH: Fuad tem 46% das intenções de voto,contra 37% de EnglerNa largada do 2° turno: Prefeito de Belo Horizonte alcança seu maior índice de aprovação

A menor diferença entre os dois se dá entre aqueles que recebem mais de sete salários mínimos por mês. Fuad Noman tem 47%,enquanto Engler tem 43%. A margem de erro neste grupo é de cinco pontos percentuais,formando o empate.

O cenário apertado se repete entre aqueles com maior grau de instrução. O prefeito tem 47% das intenções de voto,contra 41% do deputado junto aos que têm,ao menos,o ensino superior incompleto.

Próximo ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL),que é tido como uma das mais importantes lideranças evangélicas do estado,Engler tem 43% das intenções de voto no grupo religioso mais próximo do bolsonarismo e Fuad marca 36%. A margem de erro é de seis pontos percentuais,configurando,mais uma vez,um empate. O bolsonarista,porém,fica mais atrás entre os católicos. Fuad tem 52% das intenções de voto,contra 34% de Engler.

O atual prefeito também lidera no grupo com menor renda domiciliar. Entre os eleitores que ganham até três salários mínimos,51% indicam escolher Fuad,contra 32% de seu adversário. No recorte racial,Fuad também sai na frente entre eleitores pretos. A preferência é de 52% do eleitorado,enquanto Engler tem 21%. A margem de erro,neste caso,é de oito pontos percentuais. Entre pardos,há empate: 42% para Fuad e 40% para Engler. O prefeito também tem mais intenções de voto no segmento branco (48% a 39%).

Contratada pela TV Globo,a pesquisa Quaest foi feita presencialmente com 1.002 eleitores de Belo Horizonte entre 13 e 15 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-03563/2024.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.