2024-09-09 HaiPress
À esquerda,o médico Jacinto Lay; à direita,a aeronave que caiu no bairro Lourival Parente,Zona Sul da cidade de Teresina (PI) — Foto: Reprodução/Instagram e Gil Oliveira/TV Clube
GERADO EM: 09/09/2024 - 05:49
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O estado de saúde do médico Jacinto Lay — que pilotava o avião de pequeno porte que se acidentou neste domingo,na BR-316,em Teresina (PI) —,assim como o de uma mulher atropelada pela aeronave,é considerado grave. Com politraumatismo,ele foi submetido a cirurgia e transferido para a rede privada a pedido da família. A Mulher foi atropelada por aeronave também está internada em estado grave com traumatismo cranioencefálico e continua no HUT.
Voepass: 'o voo não poderia ter sido autorizado',afirma meteorologista,devido às previsões críticas do dia do acidenteAcidente: como funciona o sistema antigelo que pode ter falhado e contribuído para queda de avião da Voepass
Neurocirurgião,Jacinto já havia caído outro vez,informou o Portal O Dia. Em março do ano passado,ele pilotava sozinho um exemplar de pequeno porte,quando precisou fazer um pouso de emergência no Maranhão.
A queda deste domingo aconteceu na BR-316,no bairro Parque Piauí. De acordo com o jornal local,a aeronave,modelo PU-CCO na cor vermelha,pertence ao médico. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o veículo parcialmente destruído. Antes de chegar ao solo,o avião teria se chocado contra um terminal de ônibus situado na rodovia e,em seguida,colidido com uma van estacionada na região.
Jacinto foi socorrido por moradores do entorno,que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na sequência,ele foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT),onde segue para avaliação médica e exames. O médico Gilberto Albuquerque,contou ao O Dia,que,até o momento,já foi realizada uma tomografia de cabeça,do abdômen e das pernas.
"Tem fratura na perna direita e tem uma hemorragia na cabeça,intracraniana,não significativa. Não deu nada no abdômen não. Mas essa da cabeça não dá para dizer que ela é grave,média ou pouco grave,por enquanto. Existe uma lesão chamada axonal difusa,que a gente só vai ver ao longo dos dias",explicou.
Nas redes sociais,o neurocirurgião Jacinto Lay tem diversos registros com as aeronaves que pilota — Foto: Reprodução/Instagram
No episódio de 2023,Lay precisou ser operado. Na ocasião,ele estava sozinha quando pilotava a aeronave e uma peça da janela caiu. O incidente ocasionou um pouso de emergência em um sítio no município de Timon,no Maranhão. À época,a informação foi confirmada pelo 11º BPM de Timon.