Residencial do Porto Maravilha começa a receber os primeiros moradores este mês

2024-08-08 HaiPress

Primeiras unidades do prédio Praia Formosa,no condomínio Rio Wonder,no Porto Maravilha,começarão ser entregues — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/08/2024 - 04:30

"Praia Formosa: Primeiros Moradores do Porto Maravilha"

O Porto Maravilha recebe seus primeiros moradores,com destaque para o condomínio Praia Formosa. Com unidades vendidas rapidamente,o local oferece segurança e comodidades. Os novos residentes planejam adaptações em seus apartamentos e aguardam a inauguração das áreas comuns. Com a chegada dos moradores,o comércio local se prepara para atender a crescente demanda. O próximo projeto residencial a ser entregue será o Rio Energy,com previsão para dezembro.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O produtor de locações Rodrigo dos Santos Gomes,de 43 anos,e a assistente administrativa Priscila Alves Fernandes de Oliveira,de 32,estão em clima de contagem regressiva. O casal comprou um apartamento na planta,no 10º andar do condomínio Praia Formosa,no Santo Cristo,uma das 470 unidades oferecidas no lançamento,em junho de 2021. Agora,deve receber as chaves no dia 27. O bloco prestes a receber moradores é um dos três que compõem o Rio Wonder,o primeiro residencial — dos 12 em construção — a ficar pronto no Porto Maravilha.

Homenagem: Câmara do Rio vai conceder maior honraria esportiva da cidade para a ginasta Rebeca AndradeAlertas de desastres: Novo sistema enviará avisos para celulares em áreas de risco; saiba como vai funcionar

O prédio recebeu o habite-se,documento que atesta a conclusão da construção,além da sua adequação às normas vigentes. A próxima etapa será a assembleia de instalação do condomínio. A eleição do síndico,cuja convocação começou ontem,acontecerá de forma virtual entre os dias 16 e 20. Todas as unidades do Praia Formosa foram vendidas em menos de um mês. O mesmo aconteceu com o edifícios Mauá e Cais do Valongo,também no Rio Wonder,e os próximos a serem entregues. Cada um tem 377 unidades,e o Mauá inicia a fase das vistorias no dia 26.

Próximos planos

Ontem,Rodrigo e Priscila entraram pela terceira vez no apartamento de dois quartos e 44 m² de área construída,incluindo a varanda. O imóvel,que custou R$ 260 mil,foi financiado em 35 anos. Assim que receberem as chaves em definitivo,pretendem fazer obras para deixar tudo ao gosto do casal,que mora com o filho,Rhuan,de 11 anos,e Rhenan,de 21,fruto de relacionamento anterior do produtor.

Vistoria. Rodrigo e Priscila visitam apartamento que compraram na planta em 2021 — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

—A mudança vai depender do andamento das obras de adaptação,que devem durar cerca de um ano. Antes,pretendo começar a usufruir as áreas comuns do condomínio,como piscina e academia — contou Rodrigo,que planeja instalar aparelhos de ar-condicionado,rebaixar o teto,instalar piso de porcelanato na sala e móveis planejados.

A família mora numa casa em Santa Teresa,mas optou pelo Porto Maravilha por segurança e comodidade. Uma parceria da Cury Construtora com a start-up Gabriel permitiu a instalação de 82 câmeras distribuídas por pontos estratégicos da região. O sistema tem a vantagem de gravar imagens em alta resolução,ler placas de carros e fazer reconhecimento facial. Um totem com dois desses equipamentos está instalado na entrada do Praia Formosa.

O condomínio tem 20 andares,pelos quais estão distribuídos 93 estúdios,19 apartamentos de um quarto,227 de dois quartos e 131 de dois quartos e suíte. A menor unidade mede 31m² (estúdio) e a maior,51m² (dois quartos com suíte). Todas têm varanda e há 141 vagas de garagem. As áreas comuns contam com salões de festa,academia,quadras de esportes,piscinas,cine open air,foodtruck e churrasqueira,entre outros serviços.

—Além das comodidades que o morador terá da porta do condomínio para dentro,a Cury tem trabalhado para agregar outros valores ao projeto de incorporação — afirma Sabrina Ribeiro Garcia,diretora de operações e relacionamento com clientes,citando uma praça construída ao lado do residencial,as câmeras de monitoramento e o plantio de 60 árvores adultas no entorno.

O movimento para dar ao lugar aspecto de bairro consolidado inclui a instalação de uma travessia de pedestres calçada e arborizada até a estação Praia Formosa do VLT,que fica a 5 minutos de caminhada.

O perfil dos compradores reúne casais com filhos e pessoas solteiras. A faixa etária predominante está na casa dos 30 e 40 anos. A advogada Fernanda Paes Sales,de 40,moradora do Humaitá,na Zona Sul,comprou um estúdio no 13º andar,ainda no lançamento,por R$ 190 mil. A ideia era que a mãe dela,de 72,fosse morar lá. Mas ela optou por continuar na Glória,onde vive. Isso fez a filha mudar de planos: a unidade,que vai ser ocupada provisoriamente por um tio de Niterói,virou opção de investimento.

—Vejo a região como um bairro promissor,com fácil acesso à Zona Sul e às áreas de lazer,como o Aterro do Flamengo. Fica perto do BRT,do VLT,que leva ao metrô,próximo do Aeroporto Santos Dumont e a meio caminho do Galeão — lista a proprietária,que só sente falta de mais estabelecimentos comerciais.

Comércio a caminho

Alguns comerciantes já vislumbraram a oportunidade de negócio. É o caso do pequeno mercado instalado no começo do ano na esquina da Rua Santo Cristo. Outros virão com os novos moradores,prevê Aldo Gonçalves,presidente do Clube de Diretores Lojistas e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro.

— Há toda uma expectativa e o pessoal está atento — aposta ele.

Fábio Queiróz,presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj),também assegura que o setor está de olho.

— Os empreendimentos imobiliários serão responsáveis por uma nova onda de investimentos,que engloba diversos serviços,entre eles os supermercados. O setor está em todos os bairros e regiões,não será diferente no Porto Maravilha — garante.

Outro projeto da Cury,o Rio Energy,com 793 unidades,deve ser o próximo residencial a ser entregue a seus moradores,ainda esse ano. A previsão é dezembro.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.