2024-08-05 HaiPress
“Uma espécie de murmúrio e a reação exagerada a algumas coisas são momentos engraçados para mim,então,de qualquer maneira,há muito de mim em Phoebe”,diz Lisa Kudrow — Foto: Amy Harrity/The New York Times
GERADO EM: 05/08/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Lisa Kudrow não gosta tanto de viajar. Criada e baseada em Los Angeles,ela não precisou viajar muito — e até mesmo o seriado nova-iorquino “Friends”,que a tornou mundialmente famosa na pele da pateta Phoebe,foi filmado na californiana Burbank.
— Gosto de Los Angeles — diz ela em uma videochamada de sua casa. — Tirar férias é bom,mas moro em um local de férias,para onde vou? Posso assistir a um vídeo.
Mas quando o cineasta Taika Waititi lhe perguntou se iria à Nova Zelândia para estrelar uma série adaptada do filme “Time Bandits”,de Terry Gilliam (1981),ela disse que sim. Foi um compromisso de seis meses em um dos poucos lugares na Terra que Kudrow sempre quis visitar.
“Time Bandits” é uma fantasia em dez partes baseada em um filme sobre anões que viajam no tempo. A série,que estreou em 24 de julho na Apple TV+,dá um novo toque ao amado filme — uma tarefa ambiciosa,dado o status de cult da produção. O original foi escrito por Gilliam e seu colega do Monty Python Michael Palin,e estrelado por John Cleese,Sean Connery,Shelley Duvall e Ian Holm.
A nova versão,criada por Waititi,Jemaine Clement e Iain Morris,estrela Kudrow como a líder improvisada dos bandidos,Penelope,que fica perturbada com a chegada de um novo membro,um garoto obcecado por História chamado Kevin (Kal-El Tuck) que acidentalmente se junta a eles depois que um portal se abre em seu quarto. Kudrow lidera o elenco; Waititi interpreta o Ser Supremo benevolente,de quem os bandidos roubaram um mapa dos portais do tempo,e Clement interpreta Pure Evil,que não consegue nem dizer o nome de seu inimigo cósmico sem engasgar.
Para aqueles que ainda associam Kudrow,de 60 anos,à maluca Phoebe de “Friends”,“Time Bandits” mostra a atriz reprisando seus talentos cômicos apurados; ela tem queda especial para cenas de reação e falas inesperadas,além da loura estereotipada. Seus personagens podem ser tão cortantes quanto peculiares,e tão memoráveis quanto Phoebe.
A fantasia,porém — esquivar-se do perigo mortal,fugir de monstros,saltar através das lágrimas no continuum espaço-tempo —,era um território novo para Kudrow. E foi uma mudança bem-vinda,até porque Kudrow andava procurando algo que fosse pura diversão.
A ansiedade causada pela pandemia ainda persistia,e cada novo programa que ela assistia parecia ser sobre algum tipo de Armagedom.
— Essa é a última coisa que eu queria assistir — diz ela,que tampouco queria atuar em algo assim.
“Time Bandits” veio a calhar. A Apple adquiriu os direitos em 2018,com Waititi assinando no ano seguinte. Mas Kudrow só apareceu há cerca de dois anos. Naquela época,seu personagem ainda era um homem chamado Randall,em homenagem ao líder dos Time Bandits no filme. Os produtores estavam lutando para encontrar a pessoa certa para a função.
Os criadores conheciam bastante “Friends”,mas foi com o trabalho dela em “The Comeback” (2005) que eles acreditaram que era a pessoa certa para “Time Bandits”. Em “The Comeback”,Valerie está tão desesperada para recuperar sua fama que concorda em fazer um reality show sobre sua vida. É uma atuação brilhante.
Clement e Waititi adoraram a ideia de “ver alguém assim tentando organizar assaltos com um monte de gente que não sabe como fazer”.
— Tivemos sorte de ela ter vindo e nos salvou e feito um ótimo trabalho — disse. — E agora é difícil imaginar outra pessoa nesse papel.
O filme original estreou quando Kudrow estava chegando ao fim do ensino médio. Para ela,o apelo de ingressar na série foi principalmente a chance de trabalhar com Clement,Morris e Waititi. Kudrow se perguntou,inicialmente,como seu estilo se encaixaria no tom de “Time Bandits”.
— Eu faço o que faço — diz ela. — Tipo: isso é um pouco mais estilo Python? Posso fazer isso? Não sei se posso.
Ela não precisava se preocupar. Morris diz que ela é um “gênio das piadas”. Clement rebate que algumas de suas falas favoritas foram improvisadas por Kudrow.
Embora alguns atores hesitem em deixar que seus primeiros papéis mais conhecidos os definam,não incomoda Kudrow que os fãs ainda a associem a Phoebe. Essa performance foi uma consequência de sua própria sensibilidade cômica,adquirida inicialmente de seu amor por Lucy e Ethel em “I Love Lucy”.
— Uma espécie de murmúrio e a reação exagerada a algumas coisas são momentos engraçados para mim,há muito de mim em Phoebe — diz.
Kudrow também aprecia o apego que as pessoas têm pelas sitcoms. Enquanto filmava “Time Bandits”,ela assistia episódios de “30 Rock”,“Everybody Loves Raymond” e “The Big Bang Theory”. Após a morte,em outubro,de seu colega de elenco de “Friends” Matthew Perry,a atriz começou a assistir maratonas do programa como um mecanismo de conforto,concentrando-se não tanto em si mesma,mas sim no resto do elenco.
— Isso tem sido muito útil — disse ela.
Embora tenha assistido um pouco menos ao seu antigo programa ultimamente,Kudrow ainda fica quando ele está passando e ninguém está em casa para vê-la. Ela se viu recentemente assistindo ao episódio em que Phoebe se casa,algo que ela nunca tinha visto antes.
— Ela tinha o sorriso mais genuinamente feliz no rosto — disse Kudrow sobre Phoebe. — Tão inocente,tão esperançoso e tão feliz que me fez chorar. O que também me faz sentir uma pessoa louca.