Subida do salário mínimo real em Portugal é a sétima maior da OCDE

2024-07-11 HaiPress

Portugal registou a sétima maior subida real do salário mínimo entre 30 países da Organização para a Cooperação o Desenvolvimento Económico (OCDE),com uma subida nominal de 36,7%,nos últimos cinco anos.

Este valor traduz-se num crescimento real (descontando o efeito da inflação) de 17,5%,e de 5,5% no que toca à remuneração horária,entre maio de 2019 e maio de 2024,segundo os dados divulgados no 'Employment Outlook' de 2024,citado pelo Jornal Económico.

No topo da lista dos países onde o salário mínimo mais cresceu na OCDE está o México,onde a remuneração (nominal) duplicou em termos nominais. A subida real foi de 86,6%.

Em 2019,o salário mínimo em Portugal era de 600 euros,ao passo que,este ano,o valor se situa nos 820 euros. Tendo a inflação em conta e contabilizando o salário anual,o aumento real dos salários nacionais foi o sétimo mais elevado da OCDE.

Só dois países registaram recuos em termos reais dos seus salários mínimos: Os Estados Unidos,onde o valor nacional caiu 18,e Israel,com uma queda de 0,9%.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.